Abertura dos Jogos Paraolímpicos Municipais |
O Mês de Maio foi um marco na história do Município de Barcarena, pois foi o mês em que a Prefeitura de Barcarena através do setor de Educação especial da SEMED realizou a Primeira Edição dos Jogos Paraolímpicos, sendo Barcarena o primeiro município do Pará, e do Brasil a realizar os jogos Paraolímpicos Municipais.
Se ano passado Barcarena participou em massa dos jogos paraolímpicos nacional este ano, sem dúvida, segundo a Coordenadora de Educação Especial do Município, iremos com um contingente maior e mais bem treinado, pois nossos atletas estão treinando desde o início de maio, sendo que a fase nacional acontecerá dia 26 de agosto. Os professores José Luís e Socorro Aquino têm sido incansáveis nos treinamentos com os atletas, os treinos têm acontecido no Clube Paroquial, na academia Roberto Tavares e na Escola de Educação Física em Belém.
No primeiro momento participaram 120 alunos na fase municipal, tivemos 18 classificados que foram para a seletiva estadual que começou dia 01 e foi até o dia 03 de maio em curso. Nove atletas foram condecorados com medalhas de ouro, com destaque para o aluno João Paulo que mora na localidade rio Araparí, que segundo a avaliação do comitê organizador, o mesmo poderá fazer parte da seleção Brasileira paraolímpica.
Barcarena nunca havia investido tanto nessa área, hoje na rede municipal de inclusão são inúmeros alunos que já estudam em séries regulares, e o governo municipal busca incessantemente capacitar os profissionais da educação para que estes estejam aptos a trabalhar com este público, pois ainda não se tem na rede o número suficiente de profissionais para atender a estes. Desde 2009 a Secretaria de Educação vem realizando formação continuada e estabeleceu convênio com a UFPA, campos Abaetetuba e Campus Soure, para que professores se especializem em libras.
Governo Tempo de Crescer, administração João Carlos e Renato Ogawa