quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Barcarena Realiza 1º Seminário de Educação Inclusiva

A Defensoria Pública Municipal em Parceria com a Prefeitura, realizou no dia 17 de fevereiro, no auditório do Cabana Clube, o 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. O evento teve público de aproximadamente 400 pessoas, entre elas várias autoridades municipais e estaduais e sem deixar de falar os representantes de escolas da rede pública, membros de sindicatos e a comunidade em geral.
            O Defensor Público Carlos Eduardo fez a abertura Oficial do Evento e colocou os motivos de se realizar o Seminário. Segundo Carlos Eduardo, a Defensoria pensou em realizar tal encontro considerando em especial três razões, que são: O Verdadeiro Papel da Defensoria Pública, Mostrar a Realidade das Pessoas com Deficiência, e o Real significado da expressão Acesso a Justiça.
            O tema da Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência, foi pensado, pois hoje só em Barcarena tem 390 pessoas cadastradas, sendo que dados oficiais informam que 10% da população brasileira é composta por pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, esses cidadãos são pessoas que requerem uma maior atenção e ação da sociedade civil e do próprio estado para suprir ou, ao menos, minimizar as desigualdades  oriundas da suposta limitação e proporcionar , as mesmas, a chance de concorrer em condições de igualdade com os demais, mostrando que são, em regra, muitas vezes superiores aos ditos “Normais”. Tendo em vista também que as pessoas com deficiência, quando tem um mínimo de oportunidade assegurada, são especialistas em superar limites, ultrapassar obstáculos e surpreender a todos.
Em seguida a Secretária de Educação Luciene Barbosa, enalteceu a Defensoria Pública de Barcarena pela iniciativa de realizar este evento frisou que se sentia feliz em participar e ser parceira através da Prefeitura Municipal de Barcarena, secretaria de Educação, e que essa iniciativa é importante, pois hoje já estão inseridos nas escolas cerca de 300 alunos especiais, sem esquecer que também foram feitos investimentos na formação de professores, material didático e ampliação de estrutura física. Esse momento é de grande valia, por que é através de discussões temáticas com a sociedade civil e lideranças que serão encontradas maneiras de minimizar as desigualdades.
Após os pronunciamentos foi realizada a primeira palestra que teve como tema: “A atuação da Defensoria Pública em Favor das Pessoas com Deficiência”, o Palestrante foi Defensor Público do Estado Dr. Arthur da Silva Neto.
            No decorrer do dia foram realizadas outras palestras com o mesmo foco, a partir daí a organização do evento espera que todos que participaram tenham o compromisso de se tornarem multiplicadores das informações prestadas e praticantes das ações e soluções apresentadas, para que se possa efetivar uma verdadeira transformação social, pelo menos na cidade de Barcarena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário